segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

4.500 adeptos num jogo de distrital - É OBRA!!!

Domingo, 25 de Janeiro de 2009, Estádio do Bessa. Dia histórico para o futebol distrital: mais de quatro mil pessoas assistiram ao frio e à chuva ao derby entre o Ramaldense e o Salgueiros 08, dois dos emblemas mais populares da cidade do Porto. Bancadas axadrezadas pinceladas de verde e vermelho, cânticos de fé, apoio de corações vibrantes e nostálgicos. Por um dia, duas equipas da 2ª divisão da A.F. Porto saborearam a textura do futebol profissional. Numa procissão de fé sem precedentes numa partida deste nível competitivo, falou mais alto a paixão. E o grande vencedor da tarde foi o desporto-rei. O resultado final acaba por ser o que menos interessa. De qualquer forma, nunca é de mais sublinhar a qualidade dos pupilos à ordem de Pedro Reis. O velho Salgueiral goleou o Ramaldense por 0-5 e subiu ao terceiro lugar da classificação, atrás do Atl. Rio Tinto e do Vilar Pinheiro. Os de Ramalde, por outro lado, continuam na cauda da tabela. Mas que importa isso? Durante 90 minutos, todos os seus elementos vivenciaram sensações que nunca antes ousariam sonhar.
O peso da Alma Se cada alma pesar «21 gramas», como estipula o realizador Alejandro González-Iñárritu no seu filme de 2003, a Alma Salgueirista esmaga qualquer observador atento. Mesmo depois de dois anos de hibernação da equipa de futebol sénior, a fidelidade dos seguidores do Salgueiros espanta. 98 anos de História, 24 presenças na primeira divisão nacional, uma ida à Taça UEFA em 1991/92 sustentam todo o fervor entre o clube e a massa adepta. E nem mesmo os momentos negros dos últimos anos conseguiram atirar para o baú do esquecimento o terceiro maior clube da cidade do Porto. «Vamos com o Salgueiros para todo o lado», atiraram ao Maisfutebol Júlio Silva e António Costa, dois dos adeptos presentes nas bancadas do Bessa. Já Pedro Reis, antigo jogador do clube e actual técnico, considera haver ainda «um longo caminho a percorrer» até a agremiação de Paranhos retomar o lugar que lhe pertence «por direito próprio» no futebol português.
Ficha de jogo: Estádio do Bessa, no Porto, com cerca de 4500 espectadores Árbitro: Ana Sofia (AF Porto) RAMALDENSE: Carvalhais; Lino, Teixeira, Guimarães, Nandinho, Borges, Tó, João Pinto, Pedro, Derlei e Ricardo. Suplentes: Meireles, Ivan, Sérgio, Osvaldo e Nuno. Treinador: Pedro Chousal. SALGUEIROS 08: Igor, Passos, Renato, Figueiredo, Rocha, Monteiro, Ruben, Rui Lima, Heitor, Fernando Almeida e Carminé. Suplentes: Miguel, Almeida, Mário, Telmo, Carvalho, Alex e Pedro Teixeira. Treinador: Pedro Reis.

Sem comentários: