segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SALGUEIROS 1911

No dia e no local em que foi fundado o Sport Grupo Salgueiros há 102 anos atrás, um grupo de associados do Sport Comércio e Salgueiros apresentou e promoveu a refundação do clube com a dominação de Salgueiros 1911.

O movimento pretende que o Salgueiros 1911 esteja mais próximo dos ideais e princípios que estiveram na origem da fundação do S.G.S e num futuro próximo e assim que seja possível e estejam reunidas as condições para tal, uma fusão com o SC Salgueiros 08.


Eis a declaração lida por Rui Cabral na apresentação do Salgueiros 1911

Exmas Senhoras e senhores aqui presentes, adeptos e simpatizantes do Salgueiros, do desporto e Portuenses em geral:

Faz hoje 102 anos que, neste mesmo local, nasceu um sonho.
Figuras míticas como Joaninha, Medina, Aníbal, Jacinto, Antenor, entre outros, colocaram em prática uma ideia, um ideal, que se estendeu até aos dias de hoje.
Essa ideia e esse ideal chama-se Salgueiros.

Muito se passou nestes 102 anos, muitas conquistas, muitos momentos de glória e alguns também de sofrimento, mas mesmo nestes, ou principalmente nestes, a alma manteve-se intacta dentro daqueles que são os verdadeiros Salgueiristas, no fundo dentro de todos os que estão aqui presentes.

O passado recente tem sido particularmente doloroso, vimos o Salgueiros cair em desgraça fruto de gestões ruinosas, vimos a possibilidade de desintegração do nosso clube, da nossa alma até, pensaram muitos.
A solução de fazer renascer o nosso clube, em 2008, trouxe fundadas esperanças a muitos sócios e adeptos mas, infelizmente, para além de ter posto um ponto final ao ecletismo que sempre nos caracterizou, repetiu muitos dos erros do passado.

O objectivo deste grupo de indefectíveis adeptos do Salgueiros que aqui se reúne não é dividir mas antes unir os Salgueiristas.
Unir todos os Salgueiristas que entendem que o nosso clube é muito mais do que futebol. O que aqui nos traz é a vontade de devolver ao nosso querido Salgueiros os seus princípios, os seus ideais, a sua alma.

Foi por isso que decidimos fundar o Salgueiros 1911, para que espelhe tudo o que pretendemos para o nosso Salgueiros.

Não queremos trabalhar contra ninguém.
Queremos, isso sim, lançar as bases para que no futuro tenhamos um só Salgueiros, o Salgueiros de todos nós.
Um Salgueiros sério, responsável, transparente, comunicante e aberto aos sócios.
Hoje, 102 anos depois, voltámos ao candeeiro 1047 da Rua da Constituição, para dar continuidade ao Salgueiros, para manter a alma bem viva.

Lançamos aqui a primeira semente do que queremos voltar a ter para o nosso clube. Não sabemos viver sem Salgueiros e temos que cuidar dele para que não morra.
Contamos com a ajuda de todos vós, de todos os que se queiram juntar a esta causa:

Ser Salgueirista!

VIVA O SALGUEIROS!

Sem comentários: