terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SOUSENSE vs SALGUEIROS: A MINHA CRÓNICA!!!

Em tarde fria, o Salgueiros 08 deslocou-se à Foz do Sousa para defrontar o Sousense, acompanhado por um grande número de salgueiristas que ajudou a proporcionar uma boa moldura humana ao estádio 1º de Dezembro.

Privado de Toste por castigo e de Horácio por lesão, o treinador Sérgio Ribeiro apresentou um onze inicial com algumas mexidas, com um meio campo a 4, onde Fábio era o mais recuado, Joel Alves e Pinheiro ocupavam as posições interiores e Pedrinho o vértice mais ofensivo, deixando o ataque entregue a Serra e Pedro Nova, este último recuando para o meio campo quando assim era exigido. 

O Salgueiros começou bem o jogo, a aparecer mais forte na zona central do terreno e, na primeira grande oportunidade do jogo, faz o 1-0. Pedrinho recebe a bola ainda longe da área adversária e avança em direcção à baliza, driblando 4 jogadores até aparecer isolado frente a Isac, altura em que desfere um remate colocado, não dando hipótese ao guarda-redes do Sousense. Uma verdadeira obra de arte do 10 salgueirista.

A partir deste momento, o Salgueiros recuou um pouco e foi a vez do Sousense partir à procura do empate, causando problemas à nossa equipa, principalmente através da exploração do nosso flanco esquerdo, onde Rúben era apanhado frequentemente em situações de 2 contra 1. Era por aqui que o Sousense causava perigo e, numa destas jogadas, Fábio dá mão na bola dentro da grande área e o árbitro não teve dúvidas em assinalar grande penalidade. Vítor Borges, na marcação do castigo, não deu hipótese de defesa a Fonseca e fez o empate. A partir daqui o jogo ficou mais dividido com a disputa pela bola a aumentar na zona central do relvado. Num desses lances a meio campo, Joel Alves perde a bola e, na tentativa de a recuperar derruba o jogador adversário. O lance era perfeitamente normal mas o árbitro teve outra interpretação e, talvez influenciado pela grande manifestação dos elementos do banco do Sousense, resolve dar o cartão amarelo ao nosso jogador. Era o segundo e Joel Alves, incrédulo, vê o consequente cartão vermelho. Estava o caldo entornado. Os jogadores salgueiristas protestaram veemente a decisão e, pelo meio, Fábio vê também o cartão vermelho. O jogo vai para intervalo sob grande contestação dos adeptos encarnados e com o Salgueiros reduzido a 9 unidades.

Previa-se que a segunda parte fosse de grande sacrifício e assim aconteceu. O Sousense partiu para cima do Salgueiros que, naturalmente, se fechou na sua defesa. Durante este período, apesar da grande pressão exercida, o Sousense não conseguiu criar oportunidades de relevo e foi mesmo o Salgueiros, sempre a explorar o contra ataque, que acabou por ter as melhores oportunidades, onde se destacou o guarda-redes adversário, a efectuar duas grandes defesas a negar o golo a Serra e a Luca. 
Aos 89 minutos, o árbitro resolveu ser de novo o protagonista e, após a marcação de uma falta a favor do Sousense acaba por expulsar dois jogadores da equipa da casa que protestavam pelo facto de Nana K não ter recebido cartão amarelo. Entrou-se na fase de descontos com 9 contra 9, mas já era tarde para que o Salgueiros conseguisse ganhar o jogo. Sobrava pouco tempo e os nossos jogadores, sujeitos a 45 minutos de grande esforço, já não tinham força para mais. Foi, aliás, nesta fase que o Sousense criou a sua melhor oportunidade, enviando a bola ao poste da baliza de Fonseca num cabeceamento a responder a um cruzamento para a área. 
O jogo acaba num empate que, mediante as circunstâncias do jogo, acaba por não ser mau resultado. Fica na memória o grande golo de Pedrinho, o grande esforço dos jogadores salgueiristas, a excelente exibição defensiva de Léo Bonfim e, claro, a péssima arbitragem que condicionou o jogo, prejudicando o Salgueiros. 

No fim, os jogadores Salgueiristas bem mereceram a salva de palmas com que foram brindados pelos seus adeptos.

Cumprimentos Salgueiristas
Valdemar Oliveira

Sem comentários: