Diogo Serra, jogador do Salgueiros, «dopado» na Taça
Apanhado com cocaína Diogo Serra acusou cocaína no controlo antidoping realizado na final da Taça de Portugal. O jogador salgueirista foi suspenso.
Diogo Serra, jogador de pólo aquático do Salgueiros, foi apanhado nas «malhas» do doping por consumo de cocaína, referente ao resultado do controlo antidopagem, efectuado a 5 de Julho, na final da Taça de Portugal masculina, em que foi detectada a substância proibida.
Face ao resultado positivo na contra análise realizada a 1 de Setembro no Laboratório de Análises de Dopagem, a Direcção da Federação Portuguesa de Natação determinou a instauração de processo disciplinar ao atleta portuense e suspendeu-o preventivamente de toda a prática desportiva até à conclusão do processo disciplinar.
Paulo Rafael, dirigente do clube de Vidal Pinheiro, assegura, a O PRIMEIRO DE JANEIRO, que não vai suspender o jogador internamente: 'Fiquei surpreendido quando soube. Agora temos de defender o atleta. O Salgueiros não vai suspender o atleta, temos sim de o proteger, mas não deixaremos de abrir um inquérito de averiguações', O responsável «encarnado» adianta que 'o jogador teve um azar na vida', e que 'terá todo o apoio da equipa para que ultrapasse esta fase difícil por que está a passar'.
O dirigente Paulo Rafael considera que 'este «caso» não vai abalar o grupo, antes pelo contrário, toda a gente vai colaborar a 200 por cento, é essa a diferença no clube, ou seja, não deixamos cair ninguém', 'Trata-se de um «caso» isolado. A cocaína é uma droga social, é um estimulante. Na Holanda, por exemplo, não é considerado doping. A cocaína até retira capacidades aos atletas', acrescentou.
Dois «casos» no clube
Diogo Serra, de 20 anos, não jogou na conturbada final da Taça de Portugal, momento em que foi «controlado». O jovem atleta foi ainda opção do técnico João Pedro Santos em várias partidas do Campeonato Nacional sénior, tendo sido titular na equipa júnior que se sagrou campeã nacional. O PJ tentou contactar Diogo Serra, mas todas as tentativas foram infrutíferas.
Em Portugal, já se registaram três casos de doping no pólo aquático. Aconteceu com Rui Moreira, também do Salgueiros, apanhado com canabinóides, que seria suspenso por seis meses. Depois ocorreu com Ana Magano (Gondomar Cultural), que acusou nefrolactona. Seria suspensa por dois anos.
Paulo Rafael recusou comparar os «casos» Moreira e Serra, reforçando a ideia que este «caso» não vai «assombrar» a temporada de 2007/08, em que o Salgueiros venceu todas as competições nacionais. O jogador terá agora de aguardar a decisão do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Natação, correndo o risco sério de não poder jogar esta época.
in "Norte Desportivo" de 10/09/2008
Sem comentários:
Enviar um comentário