segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Salgueiros vs Penalva Castelo




SALGUEIROS DERROTA PENALVA DO CASTELO E REGRESSA ÁS VITÓRIAS

No regresso aos jogos em casa e depois da derrota na última jornada frente ao U. de Lamas a equipa do Salgueiros recebeu e levou de vencida a equipa do Penalva do Castelo que se apresentava á partida para este jogo com os mesmos pontos que a nossa equipa.

O treinador Carlos Secretário começou o jogo com algumas alterações no onze inicial que utilizou na última partida, colocando de início Fábio no lugar de Pinheiro e Correia no lugar de Alex, surpresa ainda para Carminé que até aqui vinha sendo um dos melhores jogadores em campo e que pelo segundo jogo consecutivo começava o jogo no banco de suplentes.

A equipa Salgueirista entrou forte no jogo e cedo conseguiu criar algumas situações de perigo junto da baliza do Penalva do Castelo, logo no 1º minuto Correia depois de um lançamento de Moreira e de alguma confusão na área consegue o remate mas este saiu fraco e fácil para o guarda-redes, um minuto depois seria Rui João a tentar o remate de longe depois de uma excelente abertura de Luca mas o remate saiu á figura.

Á passagem do min 7 seria o Penalva a levar o perigo junto da baliza salgueirista, canto sobre o lado direito surge o cabeceamento de um jogador do Penalva e quando a bola parecia encaminhar-se para a baliza de Miguel Matos o avançado do Penalva em fora de jogo tenta fazer a emenda para golo e o árbitro de imediato anula o lance assinalando o fora de jogo, não tivesse sido esse toque e provavelmente o Penalva adiantar-se-ia no marcador.
Ao min 12 seria a vez de Fábio cabecear completamente sozinho depois de um livre apontado por Toste mas a bola saiu á figura e o assistente assinalou fora de jogo.

O Salgueiros dominava a partida e poucos minutos depois á passagem do min 15 iria surgir um dos lances marcantes do encontro, Miguel Matos segura um cruzamento vê Rui João a desmarcar-se no ataque e rapidamente bate a bola longa na frente de ataque que cai redondinha nos pés de Rui João este fazendo uso da sua velocidade ganha a frente do lance á defensiva do Penalva e quando corria isolado é derrubado por trás a poucos metros da área do Penalva o árbitro e bem expulsa o jogador adversário com vermelho directo e assinala livre a favor do Salgueiros, deste livre não saiu perigo para a baliza adversária.

Estranhamente a partir deste momento e com a equipa adversária reduzida a 10 o Salgueiros quebra o ritmo de jogo e recua no terreno e seria mesmo o Penalva a levar o perigo junto da nossa baliza em contra ataques rápidos e quase sempre através do seu nº 7 que sempre que conseguia ter a posse de bola conseguia criar algum perigo, o Salgueiros parecia por esta altura uma equipa sem ideias e não conseguia criar grandes oportunidades de golo a única excepção iria surgir ao min 25 quando Correia surge na direita tira um excelente cruzamento e quando Quim Ferraz se prepara para fazer a emenda para golo surge um corte in extremis de um defesa do Penalva, o Salgueiros jogava mal e á passagem do min 29 o jogo ia ainda ficar mais difícil canto sobre o lado direito do ataque do Penalva a bola sobre um ressalto e no centro da área aparece o jogador nº 7 a tocar de cabeça para a baliza e a dar a vantagem no marcador aos visitantes.

O Salgueiros parece acordar e no minuto seguinte (30´) iria conseguir chegar ao empate, numa excelente jogada, Luca recebe a bola no centro do terreno abre muito bem na direita para Rui João este recebe tira o adversário da frente com uma boa finta e cruza rasteiro para o centro da área onde aparece Correia a encostar para golo, 1 min depois estava restabelecido o empate no marcador.

Até ao final da primeira parte o Salgueiros ia ainda ter mais 3 situações de algum perigo, ao min 37 Moreira tenta o cruzamento este saiu mal e quase engana o guarda-redes do Penalva, ao min 42 Fábio tem uma recuperação de bola no meio campo faz um excelente passe para Quim Ferraz sobre a direita do ataque este flete para o centro do terreno faz o remate de pé esquerdo que não saiu com muita força e permite a defesa fácil do guarda-redes, no min seguinte é Rui João que tira novo cruzamento na direita e quando aparecia Correia para tentar o cabeceamento aparece o corte da defensiva contrária, pouco tempo depois o árbitro iria apitar para o final da primeira parte.

A segunda parte iria começar como a primeira, com um lance de perigo a favor do Salgueiros, logo no min inicial Fábio faz uma abertura longa na esquerda para Correia este faz um cruzamento rasteiro atrasado e Rui João remata ao lado da baliza, á passagem do min 5 seria novamente Rui João num remate de ressaca a levar a bola a passar por cima do travessão.

Ao min 15 iria surgir o segundo golo salgueirista na partida canto sobre a direita apontado por Toste e no centro da área aparece Correia a cabecear para o fundo da baliza e fazer o 2 -1 no marcador e o seu segundo golo na partida.

O jogo cai novamente num ritmo lento com a equipa salgueirista a não conseguir fazer uma jogada de futebol digna desse nome e a viver de algumas arrancadas dos seus extremos e do lateral direito Joel (muito bem durante toda a partida), e seria numa dessas arrancadas de Joel que á passagem do min 31 iria surgir nova jogada de algum perigo, Joel consegue ir á linha de fundo tira um excelente cruzamento rasteiro e Alex que já tinha entrado na partida surge a rematar já dentro da área mas a bola sofre um desvio na defesa e sai por cima da baliza.

O jogo continuava muito fraco e desinteressante mas ainda assim seria o Salgueiros a fazer novamente mexer o marcador á passagem do min 41 e numa jogada de contra ataque !!! Rui João ganha a bola a meio do nosso meio campo defensivo solta para Quim Simões sobre a esquerda este passa para Moreira que cruza atrasado para Rui João que faz uma chapelada ao guarda-redes adversário e fixa o marcador no 3-1 final.
Até ao apito final do árbitro não houve mais nada digno de registar.

Em mais um jogo fraco da nossa equipa volta a valer o resultado e os 3 pontos conquistados, ainda assim a equipa continua a apresentar um futebol no mínimo sofrível e sem fio de jogo, apesar de hoje já se terem visto algumas melhorias com a entrada do Fábio (finalmente jogou) que sozinho consegue limpar o meio campo defensivo e já permitiu ao Luca aparecer mais na frente quase que numa posição de “8” que é o seu lugar de origem, a equipa continua a jogar com os sectores muito afastados faltando um médio ofensivo que consiga fazer essa transição do meio campo para o ataque, hoje o Toste esteve muito recuado e também muito apagado e quando assim é o jogo do Salgueiros baseia-se no já habitual chuto na frente para o Quim Ferraz, temos jogadores para fazer mais e melhor e quando conseguimos jogar pelas extremas a equipa consegue produzir jogadas de perigo temos de assumir sem medo os jogos desde o inicio, ainda para mais nos jogos em casa isto se nos queremos assumir como sérios CANDITATOS Á SÚBIDA.

Destaques Individuais:

Correia – Neste ressurgir como titular conseguiu bisar no encontro e desbloquear um jogo que se começava a complicar

Rui João – Um golo e uma assistência para outro e várias jogadas de perigo.

Fábio – Finalmente titular conseguiu segurar o meio campo defensivo e libertar Luca para terrenos mais avançados muito bem nos passes longos.

Joel – Mais um grande jogo do nosso lateral direito aliás como já tinha feito no jogo com o U. Lamas, muito seguro a defender e sempre muito afoito no apoio ao ataque, melhorou nos cruzamentos e tem um pulmão enorme o que lhe permite fazer autênticos raides na lateral durante toda a partida.

O Salgueiros alinhou de inicio com:
Miguel Matos – Joel, Albertino, Vitor Fróis e Moreira – Fábio, Luca e Toste – Correia, Rui João e Quim Ferraz

Suplentes Utilizados: Quim Simões (Fábio); Alex (Correia) e Pinheiro (Quim Ferraz)

PARA A SEMANA TEMOS UMA DESLOCAÇÃO MUITO DIFICIL AO TERRENO DO GRIJÓ QUE SÃO OS LIDERES DA TABELA CLASSIFICATIVA, VAMOS COMPARECER EM MASSA E APOIAR A NOSSA EQUIPA DO PRINCIPIO AO FIM E TRAZER DE LÁ MAIS 3 PONTOS.

Tiago Coelho

2 comentários:

Salgueirista em qualquer lugar disse...

A questão é: jogar em 4-3-3 (model actual) ou 4-4-2 (sem avançado centro e apostando mais nas investidas dos extremos, reforçadas pelo meio-campo)?

Martins disse...

Jogar com Quim Ferraz é jogar com menos 1 jogador. Qual é a equipa que, nos dias que correm, joga com um ponta-de-lança daqueles, estático e preguiçoso?! Dêem oportunidade ao Quim Simões!