sexta-feira, 8 de março de 2013

Assembleia Geral Extraordinária

Informamos que a recolha de assinaturas para a AGE do SCS foi adiada.

Esperemos por mais novidades no decorrer da próxima semana.

5 comentários:

Salgueirista em qualquer lugar disse...

Concordo que se faça uma AGE com o objetivo de "discutir e analisar" a situação atual. As minhas dúvidas prendem-se com "exigir a legitimidade diretiva que [a] CA perdeu há bastante tempo." Que eu saiba a CA tem convocado anualmente AGs e apresentado contas, que foram sufragadas aos sócios presentes. Ora, estamos perante uma situação bem diferente da de 2004, em que, claramente, a Direção da altura, já não gozava de legitimidade. Como digo, acho ótimo que se faça essa AGE, mas noto um "pulso revolucionário" (digamos assim) de sócios - que não sabemos quem são; pelo menos não vem o nome dos promotores desta recolha de assinaturas - que não sei se estão conscientes das consequências deste ato. Estarão prontos a assumir a CA? Não sei...

Salgueirista em qualquer lugar disse...

Correcção: não é "sufragadas aos", mas "sufragados pelos".

Somo disse...

Concordo plenamente com o comentário acima, mas é com satisfação que também reparo na retirada de uma frase infeliz, mas que considero escrita a quente e perfeitamente desculpável. Temos de ouvir a CA e atenção que pode apenas ser uma forma de o clube se "libertar" de dívidas excessivas e negociar melhor com as Finanças e depois gatunos que lideram o Estado Português. Vamos esperar com serenidade e comparecer em massa na AGE.

Salgueirista em qualquer lugar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Salgueirista em qualquer lugar disse...

Mais uns comentários:

É evidente que estar numa situação de insolvência é, em si, bastante negativo. Porém, é de notar que o horizonte de insolvência paira sobre nós desde 2004; mais cedo ou mais tarde, o clube teria de lidar com o pesado legado das dívidas. A minha dúvida é saber qual cenário seria mais vantajoso: ser o clube a pedir a insolvência ou serem os credores (ou mesmo o Ministério Público, que, segundo a lei, é a terceira entidade que pode solicitar insolvência). A atual CA - e a generalidade dos sócios, que foram aprovando as contas por maioria anualmente - optaram por não pedir insolvência e, desse modo, ganhar tempo para o dia em que, de uma vez por todas, se tivesse de enfrentar a contingência da insolvência ser colocada. Neste momento, não parece haver fuga possível, a não ser que o recurso (caso seja apresentado) tenha sustentação e seja aceite. Partindo do princípio que o processo de insolvência avança, a chave está nos ativos que o Sport Comércio e Salgueiros tem: bens imóveis no valor - salvo erro - de 23 milhões de euros. Também aqui o clube enfrentará o grande problema que a Direção Linhares não conseguiu resolver desde o finals dos anos 1990: a viabilização de um projeto para os terrenos de Arca d'Água (o aprovado pela CMP ou, eventualmente, outro que possa aparecer). O panorama regional e nacional é tudo menos favorável a uma boa viabilização de Arca d'Água. Como é evidente, isso é negativo para o clube, mas também é para os credores, que, por muita razão que tenham (e admito que muitos tenham), poderão ver logrados os seus intentos na interposição do pedido de insolvência. É claro que, neste momento, os ânimos - ou alguns ânimos, pelo menos - se poderão exaltar um pouco; contudo, por muito que custe, é preciso reconhecer o caminho que foi traçado e percorrido foi escolhido pelos sócios. Pessoalmente, como sócio, penso que foi o melhor. Não acho que, em 2004, não ter feito nada, e ter deixado JA Linhares prosseguir sem apresentar contas fosse uma boa solução. Tal como agora, mais cedo ou mais tarde, iriamos ser confrontados com a penosa realidade. Uma AGE é, de facto, bem-vinda. Mas creio que a própria CA poderia evitar uma certa confrontação que se gerará neste processo de recolha de assinaturas e, ela própria, convocar os sócios, para, de forma serena, "analisar e discutir" a situação atual. Fica o meu apelo, pelo menos.